SAÚDE LGBTQIA+
PRÁTICAS DE CUIDADO TRANSDISCIPLINAR
A percepção da carência de literatura científica brasileira e de ensino sobre saúde das pessoas LGBTQIA+ instigou os editores a reunirem profissionais experientes para a criação de uma obra completa, atualizada e contextualizada no cenário da assistência à saúde no país.
Temas tradicionalmente negligenciados na formação e prática dos profissionais de saúde são abordados de forma direta e fundamentados em evidências.
O livro elenca as responsabilidades e competências necessárias para a atuação de cada especialista na prática do dia a dia. É indicado para docentes, estudantes de graduação e pós-graduação, residentes e profissionais da saúde.
CONTEÚDO
Este livro procura instrumentalizar os profissionais da saúde com abordagens da população LGBTQIA+, cobrindo desde aspectos específicos da anamnese e exame físico, até cuidados com pessoas que se encontram em condições de maior vulnerabilidade.O leitor também encontrará uma lista de responsabilidades e competências para cada profissão e especialidade médica relacionadas à saúde das pessoas com diversidade sexual e de gênero, que o auxiliará na sua prática clínica. Este livro é indicado para clínicos gerais, residentes, docentes, profissionais e estudantes de graduação da área da saúde.
EDITORES / COORDENADORES
Saulo Vito Ciasca
Médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), professor, psicoterapeuta com formação em Psicodrama, Psicoterapia Psicodinâmica Breve e Teatro. Coordenador da Área da Saúde da Aliança Nacional LGBTI+. Coordenador da Pós-graduação em Psiquiatria pela SANAR. Professor convidado da disciplina de Saúde LGBTQIA+ na FMUSP e de cursos de pós-graduação na área de sexualidade na SANAR, Hospital Pérola Byington, FMABC, UNISAL e IBCMED. Tem experiência no atendimento de crianças, adolescentes e adultos trans e/ou com vivências de variabilidade de gênero pelo Ambulatório Transdisciplinar de Identidade de Gênero e Orientação Sexual (AMTIGOS) do IPq-HCFMUSP de 2010 a 2021 e atualmente pelo Espaço Transcender do Centro de Saúde Escola Butantã da FMUSP, Núcleo Trans da UNIFESP e Núcleo de Cuidados em Saúde da Pessoa Trans do Hospital Sírio Libanês. Membro voluntário da ONG Mães pela Diversidade. Diretor de ensino do Instituto Saudiversidade. Membro da World Professional Association for Transgender Health (WPATH). Co-fundador do Cursinho Pré-Vestibular MedEnsina. Editor e autor do livro "Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar" pela Editora Manole.
Andrea Hercowitz
Médica formada na PUC-SP. Residência em Pediatria e Hebiatria na Santa Casa de Misericórdia de SP. Pediatra e Hebiatra pela Associação Médica Brasileira (AMB) e Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Hebiatra do Centro de Especialidades Pediátricas do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). Coordenadora da Pós-graduação de Hebiatria e do Grupo Médico Assistencial para população LGBTQIA+ do HIAE, Coordenadora de Saúde da ONG Mães pela Diversidade – SP. Professora convidada da Residência em Pediatria, da Graduação na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein e dos cursos de Pós-graduação em Enfermagem, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Neurociências do HIAE. Hebiatra da Casa Viva Clínica de Tratamento de Transtornos Alimentares. Membro dos Departamentos de Adolescência, do Núcleo de Estudos dos Direitos da Criança e do Adolescente e Coordenadora do Grupo de Trabalho de Fase de Transição para a Vida Adulta da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP). Editora do livro "Adolescência e Sexualidade: visão atual" e editora e autora do livro "Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar" pela Editora Manole. Diretora e médica do Espaço Transcender do Centro de Saúde Escola Butantã da FMUSP.
Ademir Lopes Junior
Médico de família e comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialização em Terapia Sexual e Educação em Sexualidade, e em Educação na Saúde. Coordenador e médico do Espaço Transcender no Centro de Saúde Escola Samuel B. Pessoa da FMUSP. Membro do GT de Gênero, Sexualidade, Diversidade e Direitos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade e do GT de Populações (In)visibilizadas da Associação Brasileira de Educação Médica. Membro da World Professional Association for Transgender Health. Ministra aulas para graduação e pós-graduação no IEPOS, Hospital Israelita Albert Einstein e Santa Casa de Belo Horizonte. É gestor de serviços de Atenção Primária no Município de São Paulo. Publicou diversos capítulos e artigos relacionados à Saúde LGBTQIA+, Atenção Primária à Saúde e Educação para profissionais de saúde. Editor e autor do livro "Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar" pela Editora Manole.